segunda-feira, 23 de junho de 2008

Por aí...

.

A origem do antigo Arraial Diamantino da Bagagem está ligada às primeiras bandeiras em direção a Goiás. Em 1722 o bandeirante João Leite da Silva Ortiz, que fazia parte da bandeira do Anhanguera, encontrou diamantes às margens do rio Bagagem, no Alto Paranaíba. Essa descoberta atraiu aventureiros dos mais longínquos lugares e provocou a formação de um arraial e a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora Mãe dos Homens, às margens do rio Bagagem. Segundo contam, o nome "Bagagem" se deve ao fato de ser o local onde os garimpeiros deixavam seus pertences ao chegar.
Em 1853 uma escrava de nome Rosa encontrou um diamante de 254,5 quilates, na época, o maior do mundo. Foi batizado com o nome de Estrela do Sul pelo brilho intenso que provocava.
Dez anos depois a cidade contava 50.000 habitantes, dentre eles a famosa Dona Beja, que veio em busca das pedras preciosas.

Atualmente Estrela do Sul conta com pouco mais de 7 mil habitantes e preserva importantes exemplares da arquitetura da época colonial.

Foto: Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no distrito de Santa Rita da Estrela, em Estrela do Sul-MG, em 12/10/2005
Foto e texto: Gláucio Henrique Chaves (Araguari)
.

Nenhum comentário: